sábado, 2 de junho de 2018

O Esporte e o Futebol

Olá!

Hoje, assistindo à partida de voleibol entre Brasil e Japão pela Liga das Nações, cheguei a uma conclusão particular sobre o que é esporte quando a transmissão de TV colocou na tela uma criança estendendo os braços para mostrar um desenho que provavelmente ela mesmo desenhou em uma folha de caderno. Não consegui identificar o desenho, mas aquela imagem me remeteu as recordações do que o esporte poder fazer nas pessoas e o que os fãs podem fazer por seus ídolos. 

Mas o que é esporte? Quando assistimos a uma partida de voleibol, por exemplo, existe um clima familiar. Seja por causa do ginásio que normalmente faz parte de uma vizinhança, a sensação de segurança, o ambiente amigável e respeitoso entre os times adversários. Já perceberam quando um jogador aplica uma “medalha” no jogador adversário, que por sinal é algo altamente comum no Vôlei, o jogador responsável pela bolada no peito do adversário tem o cuidado de pedir desculpas? Ao final de todas as partidas os times se cumprimentam na rede? Esses jogadores de vôlei, não são milionários e normalmente não ostentam fortunas e estão sempre próximos de seus fãs. 

Agora que estamos próximo da Copa do Mundo na Rússia, falemos do futebol. Normalmente não há famílias nos estádios por causa da violência dos frequentadores. Não existe respeito entre atletas e há uma individualização crescente a cada dia. Quando um jogador fratura a perna de outro, não há o respeito, preocupação ou qualquer outro sentimento. É como se fosse algo completamente normal. Os dirigentes também são culpados. Não promovem estes cuidados, deixando parecer que lesões nos jogos fosse normal. Como exemplo cito a lesão em choques com a cabeça. Existe uma preocupação enorme, mas não tentam resolver. Pergunto: Porque não torna-se regra a utilização de proteções similares a que o goleiro Peter Cech utilizava por livre e espontânea vontade? 

Os jogadores de futebol ostentam a fortuna que ganham e acabam servindo como péssimos exemplos para a juventude que se ilude com o futebol, sem saber que é uma minoria de jogadores que se tornam milionários. 

Então... O que é o esporte? O que é o futebol? Futebol cresceu tanto que desapegou-se de suas origens desportivas perdendo o brilho, o conceito de esporte em equipe e respeito ao próximo, por isso, apesar de fã de futebol, cada dia que passa admiro muito mais o conceito esportivo ligado aos esportes olímpicos inexistente no futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário