quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ric Elias: "As 3 coisas que descobri quando meu avião caiu"

Fazia tempo que eu não escrevia e queria aproveitar as férias que estão acabando para escrever, quando recebi um e-mail que me inspirava em escrever o que eu já pretendia. O e-mail tinha um vídeo do Ric Elias em um programa da tv norte-americana, o qual ele fala sobre a sua experiência no vôo US Airways 1549, que partia de Nova Iorque para Charlote, Carolina do Norte, que no dia 15 de janeiro de 2009 fez um pouso de emergência no rio Hudson, próximo a Manhattan.

Muito se noticiou sobre a queda deste avião, mas como o próprio comandante relatou, o avião não caiu, ele fez um pouso de emergência, o que, inclusive, é objeto de treinamento entre os pilotos e tal.

Voltando ao Ric Elias, ele teve foco na mídia por ser o passageiro do assento 1D deste vôo. No vídeo, ele conta sua história e o que passou em sua mente durante a emergência.

Algo que eu sempre falo, é que se for ocorrer um acidente aéreo, que seja rápido, para que eu não possa entrar em desespero dentro do avião, pois, a princípio, nada posso fazer lá dentro para evitar uma queda do avião, por exemplo. 

Entretanto, o que o Ric Elias conta é muito interessante, mas não é novidade. Até o Renato Russo já cantou para amarmos as pessoas como se não houvesse amanhã, mas nós, seres humanos, não aprendemos, somos egocêntricos, ao invés de buscar a felicidade, buscamos a nossa razão. Falta a humildade nas pessoas. Sem falar o que ele comenta de muitas vezes, perdermos tempo discutindo ou brigando com pessoas importante para nós.

Ele cria um ditado de que coleciona vinhos ruins, porque os bons ele já aproveitou. Sobre isso, minha mãe sempre falou para usarmos as coisas e não guardá-las para uma ocasião importante. Na realidade, todos os dias são importantes, principalmente nos dias de hoje, com a violência e a poluição que geramos, faz com que a natureza, em alguns momentos, volte-se contra nós mesmos. Sobre esse assunto, sempre lembro da minha mãe fazendo com que meu pai deixasse eu brincar com o meu presente de aniversário, antes da data chegar (acho que nunca a agradeci por isso, mas na hora, eu estava no banco de trás do carro no estacionamento do supermercado ou shopping e pensei: - Valeu, mãe!).

É muito importante que as pessoas que amamos, saibam que as amamos. Mesmo que já saibam, de vez enquando é bom lembrá-las novamente. Eu, particulamente, ainda não pratico isso com tanta eficácia aos meus pais, irmãos, esposa, tios, primos e cadelinhas. Poderia dizer que os amo mais vezes. Aos amigos, é importante o contato, um e-mail e fazer com que ouçam nossa voz, nos fazer presentes, mesmo se estiverem distantes. Ontem aconteceu comigo. Recebi uma ligação e só de conversar um pouquinho, foi ótimo! Uma observação: abrace as pessoas que gosta, um abraço é muito bom!

Porém, acho que o mais importante e mais óbvio, mas não para todos, é que vamos morrer, algum dia, mas vamos. Como muitos dizem, é a única coisa certa em nossas vidas, mas normalmente não estamos preparados para isso. Na vida, na natureza, em nosso planeta, somos apenas um ser vivo e nos esquecemos disso. Voltamos ao egocentrismo e queremos ser algo, que sinceramente, não estamos preparados. O Homem criou várias coisas boas e bonitas, mas temos mais facilidade para a destruição (do nosso planeta e da natureza). Quando criamos, não temos certeza das consequências. Nós estamos aqui, pela vida. Pode ser por diversos outros motivos, mas algo que ninguém consegue explicar, pois está em nossa natureza, é a procriação. Muitos não gostam desta palavra, mas é isso mesmo. Nascemos, somos criados pelos nossos pais, preparados para voar sozinhos, batemos nossas asas, casamos, temos filhos, e tudo começa novamente... 

O detalhe, é que não temos vida eterna, por isso precisamos preparar bem nossos filhos para a vida, ou seja, para a caça. Os animais selvagens caçam, nós caçamos do nosso jeito. Estudamos, trabalhamos, suamos, ganhamos dinheiro, pagamos nossas contas, nossa casa e nossa comida (interessante... A natureza nos oferece tudo de graça. Porque pagamos pela comida? Robin Hood já nos dizia isso). Bem... Estamos aqui para ser bons pais e mães. E assim, espero ser um bom pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário