domingo, 11 de julho de 2010

Sobre-vida ao Futebol bonito

Todos agora devem estar escrevendo na internet sobre o título da Espanha na Copa do Mundo de 2010 e eu não serei diferente, mas tentaremos dar um outro enfoque.

Infelizmente, a Espanha é a outra seleção, junto com o Brasil, que já ganhou uma copa fora de seu continente.

Felizmente a Espanha ganhou esta copa e espero que permeie na cabeça dos técnicos brasileiros que venham a comandar a nossa seleção de que pode-se ganhar títulos jogando bonito. Quando digo jogar bonito não significa golear, pois isso, já fazemos jogando feio. Dói dizer isso, mas quero ver futebol como o Espanha, com toque de bola e sem faltas. Um time que não teve como lema "a melhor defesa é o ataque", mas o "não posso tomar gols se o time adversário não tiver a posse de bola".

Não consegui acessar os dados estatísticos da FIFA sobre a Espanha, mas ela foi um dos times que mais chutou a gol, porém foi a que menos fez nesta copa. Consequentemente, com o talento de nossos jogadores, conseguiremos mais gols, ou seja, estaremos mais próximos dos times do Telê Santana que, sinceramente, não me lembro, exceto, pelos tapes que assistimos na TV.

Concluo que a vitória da Espanha, dá uma sobre-vida ao estilo de jogo bonito que o mundo conheceu com o Brasil, mas hoje, precisamos da Espanha para assistir algo próximo disso.

Enquanto isso, nos resta esperar a Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil!

sábado, 3 de julho de 2010

Eu sou brasileiro, com muito orgulho e não desisto nunca!

Uma das coisas mais legais de se ver na copa do mundo é o nacionalismo, o amor à pátria e a união dos brasileiros, mas em nossa cultura, deixamos isso tudo de lado quando o Brasil perde. Neste ponto, somos diferentes dos hermanos que costumam acompanhar e dar força a sua seleção até mesmo quando estão perdendo.

Após esta eliminação para a Holanda, eu imediatamente tirei minha camisa da seleção, mas esse gesto não representa que deixei de ser brasileiro, simplesmente, me desapontei com aquele time. Como gostamos de cantar nos estádios, sou brasileiro com muito orgulho, mas sou brasileiro durante todo o ano e não somente nos 30 dias de Copa do Mundo. Sofri com os jogadores e demais torcedores. Pra mim, a Copa acabou. Tentei torcer para a Gana, mas também não deu certo. Não assistirei o resto da Copa do Mundo com o mesmo interesse, e nem sei se conseguirei assistir como fã de futebol. 

Apesar de tudo, sempre me questiono porque não existe folga, compensação e toda esta mobilização que vemos de 4 em 4 anos para acompanhar a Copa, também não é feita para as olimpíadas, liga mundial de vôlei, copa do mundo de ginástica, natação e etc... Pelo menos para as olimpíadas poderia ser feito, não? Quero ver como será a de 2016, no Rio de Janeiro. Mas minhas perguntas não acabam por aí. Quem precisa mudar isso? O que precisa ser feito para valorizarmos o esporte nacional? Não digo em termos mais atletas, mas na mobilização da imprensa, do povo, governantes, empresários e sei lá mais quem para termos este nacionalismo na flor da pele todos os dias. O que é preciso?

Eu sou brasileiro, com muito orgulho e não desisto nunca!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Não gosto de Perder a Copa do Mundo!!

Se eu já não gosto quando o meu Fluminense perde, e normalmente todo ano tem aquela competição, porém é bom observar que eu ainda não superei a perda da Libertadores de 2008.

Imagine uma competição que só é disputada de 4 em 4 anos...

Agora é Pensar na Copa de 2014

A primeira copa do mundo em que consigo me lembrar foi a de 90, na Itália. Colecionei álbum de figurinhas e tudo! Mas naquela copa, eu chorei com a desclassificação do Brasil e lembro do meu pai ir no meu quarto dizer que era só um jogo, para em seguida, me levar para passear no centro do bairro em que morávamos.

A copa de 94 foi ótima! Acompanhei mais de perto e fomos tetra! Sem comentários! A de 98 foi triste. Para mim, quando o Brasil chega na final tem que ser campeão, vice, não!

Em 2002, posso dizer que foi a Copa que melhor acompanhei em toda a minha vida e fomos Penta! Que maravilha.

Em 2006 e nesta de 2010, cometemos muitos erros e como alguns comentaristas esportivos dizem, cometemos outros erros em 2010, mas o resultado foi exatamente o mesmo. O que precisarei mudar após esta copa é que não é sempre que o Brasil ganha nos países que não têm tradição em futebol.

Bem... O lado bom desta derrota é que sempre vejo o Brasil relaxando após uma conquista e eu posso dizer que vi isso em 98 e 2006. Com esta derrota em 2010 tem o lado positivo que partiremos com tudo para ganharmos em 2014, corrigindo os erros de 2006 e 2010.

A copa de 2014 no Brasil terá, para mim, a sombra do Macaranazo de 50, mas torço para que isso não aconteça e para isso, espero e muito, que nosso treinador seja o Felipão. Não preciso explicar, né?

#Felipão_copa2014.