sexta-feira, 12 de março de 2010

Lula: Um Símbolo para as Pessoas

O que pode ser um símbolo para as pessoas?
O que as pessoas são capazes por este símbolo?

Minhas perguntas são relacionadas ao nosso Presidente da República, Lula, que visitou a REPAR para inauguração das obras da primeira fase da ampliação desta refinaria. Durante a visita e antes dela, pôde-se ver o envolvimento e a ansiosidade das pessoas enquanto aguardavam o dia da visita do presidente e sua comitiva. Na realidade, poucas pessoas estavam com ansiosos pela visita do Presidente, mas sim, do Lula.

Ele tornou-se um símbolo para o povo brasileiro. Uma pessoa humilde, que muitos o achavam incapaz de ser nosso Presidente, de representar nosso país. Até pode ser, mas ele é carismático, popular e o mais importante, se preocupou com o povo brasileiro, pelo menos os mais necessitados, e fez com que nosso país atingisse patamares nunca alcançados até hoje no cenário mundial, nos deixando com o título de país com uma economia promissora, etc...

Não quero escrever sobre política e sim sobre o símbolo. Além de toda a mobilização para sua visita, vimos os trabalhadores ansiosos pela chegada do Lula, um trabalhador que chegou a presidência. Apenas alguns trabalhadores puderam ficar algumas horas debaixo do Sol para aguardar sua comitiva e infelizmente, apenas alguns felizardos puderam apertar a mão ou pedir um autógrafo do presidente. Devido sua agenda lotada, ele cumprimentou os que pôde, tirou fotos, abraçou, acenou e etc... mas apenas alguns foram felizardos. Para os que não tiveram esta sorte, ver o Lula foi gratificante, mas ficaram decepcionados por não conseguir um aperto de mão. Nesta vida, infelizmente, não consegue-se agradar a todos.

O que é um aperto de mão? Normalmente seria apenas um gesto de cumprimento e respeito entre duas pessoas, mas para esses trabalhadores, é muito mais do que isso. Significaria o maior representante do Brasil cumprimentá-los. Quando essas pessoas teriam uma oportunidade desta novamente? Estes trabalhadores são humildes, simples e não querem muito. Para eles que ficaram debaixo do Sol, longe do local em que o Presidente parou para as fotografias, seria o suficiente se o Lula acenasse para eles de dentro do seu micro-ônibus enquanto a comitiva passava, mas por algum motivo, ele não o fez.

No final do discurso, mais pedidos ao Lula para que ele descesse do palco e cumprimentasse aquelas pessoas que estavam no "gargarejo", mas ele disse que a comitiva já estava atrasada para um outro compromisso e não poderia descer. Nestas horas, as pessoas esquecem que ele é o Presidente da República, de tão carismático e popular que é. Ele deve ter uma agenda cheia de compromissos e realmente fica difícil atender a vontade de todos, por mais que ele tente. Mas apesar de sua boa vontade, não livra as pessoas de ficarem desapontadas, chateadas e triste consigo mesmas por não conseguirem aproveitar a oportunidade de estarem lado-a-lado com o Presidente mais popular que o Brasil já teve.

Para algumas pessoas, estar próxima do Lula não significaria nada, mas para muitas, seria muito importante, seria uma injeção de ânimo, apesar de não causar muitas mudanças na vida delas, mas de alguma maneira inexplicável, seria importante e marcante estar lado-a-lado com o Presidente mais popular que o Brasil já teve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário