quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Natal Digital: Feliz Natal 2012


Como as Redes Sociais, a web e o mobile contam a História da Natividade.
O Natal através do Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia,  Google Maps, GMail, Foursquare, Amazon...

Os tempos mudam, o sentimento continua o mesmo.

http://www.excentric.pt | http://www.facebook.com/ExcentricPT


O Natal se aproxima e novamente aproveitamos para rodar o que vivemos neste ano que passou. Foram momentos de felicidades, insatisfação, alegrias, tristezas, desapontamentos, realizações. Tivemos aquele momento especial com amigos, família e o amor de nossas vidas. É claro que não podemos esquecer de nossos filhotes, no meu caso, Alba e Clara.

O clima Natalino nos faz repensar algumas atitudes e podemos descobrir que machucamos e magoamos algum amigo ou fomos rudes com pessoas que não mereceriam isso. Se este é o seu caso, peça desculpas, nunca é tarde!

Pode ajudar alguém próximo, ótimo! Mas se puder ajudar algum desconhecido, ele também ficará muito grato e você sentirá uma paz interior e de dever cumprido.

Gosto de pensar que o Natal é a época do ano em que devemos lembrar do nascimento de Jesus e para o que Ele nasceu. Então, a cada Natal, nós deveríamos ficar um pouco mais solidários e ter amor ao próximo, seja conhecido ou desconhecido. O Natal não deve ser somente uma data comercial como é feito hoje no mundo capitalista ao extremo em que vivemos hoje.

Podemos aproveitar a benevolência que circunda as pessoas nesta época deve ser aproveitada para a evolução da sociedade. Se você pode ir aos Correios, retire uma das milhares de cartinhas que as crianças  em situações de risco, orfãs, etc. fazem ao Papai Noel. Se você nunca fez isso, experimente! É uma sensação muito boa ver o sorriso de uma criança receber ao receber o seu presente do Papi Noel.

Entretanto, não são somente as crianças que precisam do Papai Noel, há asilos e pessoas carentes que necessitam de um apoio. Se você puder, ajude de qualquer forma. Muitas vezes não é necessário dar presentes, basta oferecer apoio.

Sempre que posso ajudo, concordo que poderia fazer mais, porém, normalmente ajudo através da empresa  em que trabalho ou de alguma campanha de solidariedade das empresas prestadoras de serviço, pois normalmente elas escolhem instituições sérias para ajudar. 

Faça deste Natal, um Natal diferente, solidário!

Que neste Natal o amor, saúde e felicidades invadam suas casas, familiares, amigos, pets e entes queridos.

Feliz Natal!!!

domingo, 9 de setembro de 2012

Corrupção da Ferrari na F1

Quando se é noticiado qualquer corrupção no esporte as pessoas ficam indignadas, mas porque isso não acontece na F1? A Ferrari está craque nisso e o que mais dói, é a Diretoria de Esporte da TV Globo, que é tão rígida em suas políticas quanto a propagandas e opiniões de seus funcionários não repudia o que a Ferrari faz aos Domingos.

Vamos ver por outra perspectiva. A Ferrari ao dar ordem para o Felipe Massa deixar o espanhol (não vou falar o nome desse piloto chorão) passá-lo está manipulando o resultado de um evento esportivo. Não existe essa de equipe! O que está em disputa é o mundial de pilotos.

As pessoas deixam a Ferrari fazer o que quer. Minha opinião pessoal é que o incidente entre Vettel e o espanhol não foi nada de demais. Ele resolveu passar por fora, e passar por fora, tem os seus riscos. Assuma-os! O grid não é só formado por Felipes Massa. Entretanto, qualquer reclamação que faça é investigada e normalmente, atendida pelos comissários de prova.

Até quando aceitarão passivamente o que a Ferrari faz na F1?

Não podemos esquecer que jogo de equipe é proibido na F1.




domingo, 12 de agosto de 2012

Comunidade Virtual PETR PSN Games


Neste final de semana, enfim conseguimos lançar a Fan Page da Comunidade PETR PSN Games no Facebook.

Na realidade, em Março de 2012 numa brincadeira on-line através da PSN, rede do PlayStation 3, eu e mais 3 amigos resolvemos fazer um campeonato do F1 2011 para PS3. Só que a diversão foi levada a sério e acabamos criando a PETR PSN F1 que é a página do campeonato no facebook.

Porque facebook? A rede de social é a moda do momento e muitas pessoas tem um perfil ativo no facebook. Apesar do campeonato desenvolvido ser pequeno e focado em amigos, tentamos deixá-lo bem organizado e graças a esta organização e ao facebook, outras pessoas pediram para participar. Aí estava o ponto de partida da comunidade.

Após a conclusão do primeiro campeonato PETR PSN F1 resolvemos criar uma comunidade mais ampla sobre video-games, mas com o foco nos amigos. Após muitas idéias, pesquisa e as perdas de 2 fundadores, optamos em continuar com a página da comunidade somente no facebook, pois ele nos oferece muitos recursos, como fórum, canal de fale conosco, área para upload e download de arquivos e muito mais!

Fizemos muitos testes e finalmente a página da Comunidade PETR PSN Games foi para o ar. Agora, precisamos torcer para que seja um sucesso.

Que tal uma curtidinha? Visite a Comunidade PETR PSN Games!



domingo, 5 de agosto de 2012

Charlie Chaplin - Tempos Modernos



Não é só uma comédia do gênio Charlie Chaplin. É uma crítica as famosas linhas de produção de Henry Ford. Conheci este vídeo numa apresentação sobre o método Toyota versus Ford.

Podemos aproveitar para refletir nos avanços que alcançamos na industria e no trabalho dos dias de hoje.

sábado, 28 de julho de 2012

Início das Olímpiadas - Londres 2012

Os jogos olímpicos iniciaram no meio da semana com o futebol feminino, mas a abertura oficial das olimpíadas de 2012, em Londres, foi ontem, 27/07/2012. Que festa linda, não? Será que alguém não ficou emocionado com aquela beleza de festa? Convenhamos, a pressão para o Rio 2016 aumentou! Vamos ver no que vai dar. A presidenta Dilma afirmou que a nossa festa será melhor. Tomara! Desejo presenciar do estádio, nossa festa daqui a 4 anos.

Voltando a Londres 2012, porque o futebol participa das olimpíadas? Não ficam hospedados na vila olímpica, os jogos iniciam-se antes da abertura e não lota os estádios. Acho que só ficará nas olimpíadas até o Brasil conquistar o ouro olímpico.

Mas no primeiro dia oficial de jogos olímpicos em Londres, até o momento de sair este post, o Brasil é o 4º colocado no ranking de medalhas com 1 medalha de ouro, prata e bronze! Que emoção!

Golpeei os adversários no judô com o Felipe e Sarah e ainda dei braçadas com o Thiago Pereira na natação! 

Acredito que todo brasileiro se emociona ao ver que o Brasil ganhando uma medalha olímpica. E hoje, alguns, têm motivo de sobra. O aniversariante ganhou de presente sua primeira medalha numa olimpíadas. A Sarah, nada mais, nada menos, é a 2ª mulher a conquistar uma medalha de ouro em um esporte individual. A primeira foi a Maurren Maggi no salto em distância. O Thiago, bateu na trave nas olimpíadas passadas, mas remodelou seus treinamentos e conquistou sua primeira medalha olímpica, chegando em 2º nos 400m medley, na frente do Michael Phelps. Isso mesmo! Na frente do Phelps! Brasiiiiiiiiiilllllll!!!

Não poderia deixar de mencionar o narrador do SporTV, Sergio Maurício, que se emocionou e chorou ao narrar a vitória brasileira no Judô. Legal também, foi o Milton Leite comentar este fato no pré-jogo de volei feminino entre Brasil e Turquia.

É uma pena que não se dá tanto valor aos jogos olímpicos como a copa do mundo de futebol, mas vamos lá! E se você não sabe, há aplicativos na appstore e android para acompanharmos as olimpíadas através do seu iphone ou smartphone. Se não está de férias, é ficar com um olho no trabalho e outro no celular.

As olimpíadas já começaram e vamos junto com o Brasil para uma conquista histórica!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Terapia do Abraço



Conhecem a terapia do abraço?

Esta terapia é divulgada amplamente na internet e basicamente, é definida no contato físico entre pessoas, mas digo que é válido para o contato com tudo o que você goste ou ame. Pode ser seu cão, gato, irmão, irmã, namorado(a) ou esposo(a).

Complementa-se ainda que ao abraçarmos por 10 minutos ao dia, aumenta nossa saúde, longevidade e ainda sugerem que a aumenta a proteção contra futuras doenças. Sem falar que há uma redução dos hormônios responsáveis pelo estresse após um abraço e um aumento do hormônio oxitocina ligado à fidelidade, segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA).

Quantas vezes não sabemos o que falar para uma pessoa e a abraçamos? Já perceberam que após um abraço, sempre nos sentimos melhor?

Encontramos felicidade nas coisas simples da vida. Não perca tempo. Corra e dê um abraço agora mesmo em que você gosta ou ame! É simples e gostoso!

domingo, 22 de julho de 2012

Azul: Um dia para se esquecer



Hoje vou contar para vocês a sexta-feira, a qual passei o dia inteiro dentro do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.

Antes, preciso expor que tenho o costume de chegar em cima da hora para embarcar, mas desta vez, por ser uma sexta-feira, previ um trânsito intenso no Rio e cheguei exatamente uma hora antes do vôo para despachar a bagagem, pois já havia feito o web check-in.

Não era 9h da matina e não acreditei na fila que encontrei para o check-in da Azul no aeroporto Santos Dumont (SDU). Ela fazia um caracol no corredor do aeroporto e após 2h que eu já estava na fila, chegou uma funcionária da Azul muito simpática, por sinal, e resolveu arrumar a fila. Acreditem, a fila foi até o saguão de desembarque!

Primeiro problema da Azul: Apesar de ter feito o check-in pela internet, o que deveria facilitar as coisas,  para despachar a bagagem, sou obrigado a ficar na fila junto com os demais passageiros que ainda vão fazer o check-in. Porque não é permitido o check-in pela internet apenas para passageiros sem bagagem ou somente com bagagem de mão?

Indo direto ao despacho da bagagem após 2h15 em pé na fila, ou seja, às 11h15 a Azul ainda não havia confirmado o horário de partida de um vôo, cuja partida estava prevista para às 9h52.

De lá, apesar de caro, é bom adquirir umas lembrancinhas do Rio de Janeiro para amigos e esposa, né? Enfim, após mais uma hora de espera na sala de embarque, a Azul nos chama para nos fornecer um voucher para alimentação e confirma que o vôo partiria às 14h.

Segundo problema da Azul: O voucher de R$35 numa primeira impressão é um excelente valor, mas quando chegamos na balança do restaurante à kg escolhido pela companhia aérea Azul, descobrimos que o restaurante 14 Bis cobra mais de R$60/ kg, ou seja, os R$ 35 não são o suficientes para uma boa alimentação e um suco de laranja. Conclusão: -R$13 na minha conta.

O lado positivo do almoço é que conheci uma garotinha com 3 anos de idade que era uma graça! Ela e sua mãe estavam no mesmo vôo, mas ainda iriam para Fortaleza-CE. Nestas horas de cansaço e ambiente estressante, podemos perceber que sempre há alguém numa situação pior que a sua. A menininha era muito engraçada e sua inocência nos faz esquecer os problemas de atraso do vôo.

Terceiro problema da Azul: Fazer falsas promessas. Quando os ponteiros do relógio apontaram 14h e os passageiros não foram chamados para o embarque, fomos em busca de funcionários da Azul, mas não encontramos nenhum deles na sala de embarque. Estavam fugindo de nós? Ao descer até o balcão da Azul na área de check-in, percebi que todos os atendentes estavam cansados e estressados como os passageiros, a fila do check-in ainda estava enorme e o caos estava instaurado com outros vôos cancelados e atrasados.

Eram 14h30 e havia passageiros brigando com os atendentes, outros, estavam resolvendo sua vida remarcando vôo ou solicitando o embarque por outra companhia aérea. Eu solicitei a presença do gerente responsável pela Azul no aeroporto Santos Dumont. Reclamei da falta de informação e da irresponsabilidade deles, pois já deveriam ter procurado os passageiros e oferecer as assistências previstas no regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tendo em vista que o vôo estava mais de 4h atrasado. Em momento algum a Azul ofereceu aos seus passageiros telefone, internet, hospedagem ou remarcação da passagem sem custos. Os passageiros é que estavam, individualmente, buscando seus direitos. O gerente me informou que a próxima aeronave da Azul que chegasse ao SDU, nos levaria para Campinas. A previsão de chegada deste vôo no Rio era 15h30, mas o gerente me informou que estavam sem comunicação com Campinas.

Quarto problema, mas esse é do Brasil: Neste país que tanto amo, a burocracia e falta de vontade para se resolver os problemas predomina. Após conversar com o gerente da Azul fui até o balcão da ANAC para fazer a reclamação, porém recebi um balde de água fria na cabeça. Infelizmente, só é recebida a reclamação na ANAC se fizermos uma reclamação na companhia aérea antes de levá-la a ANAC. Mesmo com aquela situação caótica sob o nariz da ANAC, nada eles faziam. Na realidade, as 3 pessoas que estavam na loja da ANAC diziam-se ser apenas atendentes e estavam felizes sentados no sofá da salinha deles. Brasil, é assim que você quer ser levado a sério?

Quinto problema: Ao voltar da ANAC, fui até o balcão da Azul para protocolar minha reclamação. Enquanto esperava o atendimento chegam 2 passageiros de outro vôo para Campinas pedindo atencipação do seu vôo. O primeiro, era uma jovem que teve seu atendimento negado. Eu inclusive avisei à ela que se tivesse sorte, seu vôo não atrasaria. Já o segundo, ao receber uma resposta negativa, informou que conhecia um sr. de sobrenome Neeleman da Azul. Ainda questionou a atendente: -Você o conhece? Sabe quem é? Eu posso ligar para ele, disse o passageiro. A coitada da atendente ofereceu a ele a lista de espera. Mas o que é isso? Não é abuso de poder? Porque o atendimento não é igual para todos os passageiros? Porque a jovem que pediu a mesma coisa, não conseguiu? Azul, isso é uma vergonha! É um desrespeito a todos os seus clientes!

Eu já estava me sentindo cansado e lesado pela Azul, pois eu já estava há 6h dentro do aeroporto e estava decidido que se o meu vôo não partisse até às 16h eu só voltaria para Campinas no Domingo, quando o gerente ao me ver, informou que a aeronave, a qual me levaria para Campinas já havia aterrissado. Aproveitei para reclamar que o meu vôo, previsto para chegar no aeroporto de Viracopos às 11h não me faria pegar trânsito, mas naquele momento eu estaria sujeito aos engarrafamentos do final da tarde de uma sexta-feira. Prontamente, o gerente me ofereceu pagar o transporte no meu destino.

Resolvi voltar para a sala de embarque, mas estava com receio do vôo atrasar mais ainda. Logo, resolvi fazer o que sempre faço e ainda não havia feito, tomar um sorvete antes de embarcar. Superstição, nunca é demais!

Para completar, ao passar no raio-x pela 3ª ou 4ª vez, resolveram encrencar com as lembranças que comprei antes da primeira passagem pelo raio-x. Mas tudo tranquilo.

Sexto Problema: Ao embarcar no jato da embraer, a televisão de bordo não estava funcionando, a bateria do meu celular estava acabando e eu não poderia ouvir música durante o vôo.

Pelo menos cheguei em Campinas bem e inteiro, mas no final do dia, estava tão cansado como se tivesse trabalhado o dia inteiro.

Azul, você pode ser a melhor companhia aérea do Brasil, mas para isso, não é só oferecer batatinhas em seus vôos. É preciso comunicação e bom atendimento aos seus passageiros.

Sabemos que houve problemas no aeroporto de Viracopos neste dia, mas não pode existir informações truncadas, sem falar, que o cumprimento da legislação é primordial. Antecipem-se sempre!

Aos leitores, se com a Azul foi essa bagunça e transtorno, imaginem se fosse com outra companhia aérea?

terça-feira, 17 de julho de 2012

Férias no aeroporto

Eu em plenas férias e ao me acomodar num jato embraer 195 da Azul, ouço um passageiro perguntar a uma outra pessoa através do celular se a tubulação do limite de bateria já estava montada e se o fiscal já tinha liberado a medição.
Segurança da informação zero!

Para esquecermos novamente o trabalho e superar isso, nada como um bom iPhone cheio de Música!
Fui, tchau!

domingo, 10 de junho de 2012

Alba: 3 Anos de Vida e muita Alegria


No último dia 06/06/12 minha querida Alba, uma West Highland White Terrier ou Westie como são conhecidos ou como o cachorrinho do IG como são chamados completou 3 anos de vida. Na realidade, conosco, eu e Paty, são 60 dias a menos devido o período de amamentação.

Tirando o lado triste da história em que é retirarmos um belo filhote do meio de sua mãe e irmãos, pode acreditar, seria bem melhor adotar cães aos invés de comprarmos em pets shops que muitos não sabem como os filhotes e seus pais (ou matrizes) vivem. Uma pequena explicação para o meu caso foi o medo de escolher um vira-lata pequenino e ele se tornar um grande cachorro, o suficiente para não caber no minúsculo apartamento em que moro. Para compensar, escolhi a dedo o canil, fui até lá para ver como era e até que se prove o contrário, o canil que fica na chácara Humbero Vitta parece ser uma boa opção.

Nós não escolhemos a Alba, ela nos escolheu. Antes dela chegar, compramos um enxoval completo para ela, fizemos uma busca e pesquisas em pets shops e veterinários de Curitiba. Por falar em veterinários, nada como nossos amigos Pedro e Joyce. Eles ficaram tão próximos da Alba e da Clara que podemos dizer que são seus padrinhos. Se tem 2 pessoas em que eu confio de olhos fechados para deixar minhas meninas, são eles dois.

Após a chegada dela nossas vidas se transformou. É como se tivéssemos um bebê. Hoje, na realidade, já é uma criança para nós, apesar de ser considerada um adulto no mundo canino. É carinhosa, está sempre conosco, faz pirraça, impaca nos passeios e me olha com aquela carinha de: "- Pai, quero ir ali!"

Quando chego do trabalho, ela me dá bronca. Chega quase a falar! Quando fico muito tempo no computador ela vem com sua canhotinha e cutuca minha perna para que eu pare ou coloque ela no meu colo. Quando me deito no chão, vem laber meu nariz e minha boca.

Adora xeretar o lixo, mas só quando não estamos em casa. Não pode ver um tapete verde que faz xixi pensando que é grama... Serve como despertador, pois se dá 6h e não levantamos para dar comida, ela nos acorda. E por incrível que pareça, no fim de semana ela deixa para nos acordar mais tarde.

Adora dormir entre nossas pernas e gosta de viajar entre os banco do motorista e do carona. Quando faço carinho em suas costas, próximo ao seu rabo, se contorce toda. Não pode nos ver na cozinha que fica rodeando. Ela também gosta de rosquinha mabel, suspiro (merengue para os gaúchos) e cadarços.

Conhece aquele Byte-Stop? Um produto amargo que é usado para afastar os cães de coisas que não queremos que eles estraguem... A Alba? Adora! Não funciona com ela.

Ela adora deitar no tapete, desde pequena. É educada que parece a princesa Kate. Na realidade, antes de escolhermos o nome Alba, que significa Escócia em Galês, queríamos que ela se chamasse princesa.

Correr durante os passeios? Só quando vê um pássaro. Uma princesa não vai ficar correndo de bobeira na rua.

Gatos? Não sei o que fará, mas não confio deixá-la perto de um. Cachorros? Só se for para brincar. Treinei-a para não deixar tentarem nada! 

É impossível ficar triste ou chateado perto dela. A única coisa que pode conseguir, é ficar cansado, pois ela adora correr atrás da bolinha de tênis. Ela não cansa nunca! To pensando em mandar um vídeo para a duracell...

Com a chega da Alba e, depois da Clara, mudou nossas vidas para melhor! Não me arrependo em nenhum momento delas terem entrando em nossas vidas.

Alba, Parabéns e Feliz Aniversário! 

Espero que esteja feliz conosco!


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Crônicas do TEF #3- 1- Morando na praia- A ilusão


Lá vamos com mais uma crônica do meu amigo TEF...


Em Dezembro de 2011 tive de me mudar de Curitiba para outra cidade, no litoral nordestino. Resumindo a procura, aluguei um apartamento amplo com vista para praia, achando que de alguma maneira o visual do mar pudesse nos dar uma qualidade de vida semelhante a que tínhamos em Curitiba. E este primeiro capítulo nos fala sobre as ilusões sobre o que é morar em frente a praia e as lições que aprendemos.

Ilusão 1- Um lugar pior é mais barato de se morar

Com esgoto correndo nas ruas, arruamento pífio, alagamentos com chuvas a partir de 3mm, coleta seletiva inexistente e desordem urbana, imaginei que o IPTU de Jaboatão dos Guararapes/PE fosse um dos mais baratos do mundo. Quem procurar no google uma pesquisa feita pela FGV/Trata Brasil, vai ver que esta cidade(?) obteve o sexto pior índice de saneamento básico do Brasil em 2011. Mas pasmem, o IPTU deste lugar é 3 vezes mais caro que o do bairro mais caro de Curitiba. Que meninos filho-das-puta!!! 



Vale lembrar ainda que o estado de Pernambuco levou 90% das verbas anti-enchente liberadas pela União em 2011, vamos ver como será este meio de ano... Provavelmente não mudará nada, mas também foda-se, cada povo tem o governo que merece! Isso quem disse foi um francês na época da revolução francesa. Se ele morasse no Brasil no seculo XXI diria que cada governante tem o povo que merece. Então fica a dica, pesquise bem antes de se mudar para frente da praia...

"Cada povo tem o governo que merece" - Joseph de Maistre


Ilusão 2 - praia lugar de tranquilidade

Quem já foi lá em casa acha a vista linda, eu mesmo na primeira vez que estive no local fiquei impressionado. Mas quando chegou o primeiro final-de-semana tivemos nossa segunda ilusão. Tranquilidade é o cacete!

Como eu sempre acordo muito cedo para trabalhar, nos finais-de-semana não é diferente. Porém, certo sábado estava tomando café, mais ou menos às 6h30 da manhã quando ouvi uma música (tipo brega sei lá) na rua, mas estava bem distante. 



Daí a pouco aquela música de gosto duvidoso que estava distante foi se aproximando e em alguns minutos as janelas da sala estavam vibrando. Quando fui ver, tinha um Celta cinza com a mala aberta cheia de alto falantes embaixo do meu prédio. Este filho-da-puta ficou nos sacaneando durante uns 30min. Nesse meio tempo, consegui interpretar o que dizia as letras das músicas, que no geral era a história de um cara que tinha relações com várias mulheres no forró e ficava bêbado, ou uma briga de casal que resultava num adultério com posterior coma alcólico. Enfim, as músicas desses 30min eram baseadas basicamente em relacionamentos extraconjugais, mulheres vagabundas e alcoolismo - pelo menos já deu pra conhecer a "cena musical" local sem sair de casa... 



No fim-de-semana seguinte no mesmo bat-horário, no mesmo bat-local, aconteceu o mesmo ritual: música distante que vai aumentando gradualmente até se tornar insuportável, 30min de música com relações extraconjugais e alcoolismo, e o cara ia embora. No terceiro fim-de-semana, quando eu ouvi a música distante eu corri para a janela, segue o passo-a-passo do ocorrido: 



1- A música baixinha era porque o infeliz estava com o carro fechado ainda na avenida perpendicular a minha rua, que por sua vez é perpendicular com a faixa de areia da praia.



2- O rapaz, digo, o filho-da-puta mensageiro das trevas, pára na avenida e abre a mala. Neste momento a música já ficava bem mais alta.



3- O corno maldito, deu a ré na avenida fez a curva para entrar ainda de ré na minha rua, e seguiu assim até a beira da praia, que por acaso é em frente ao meu prédio.



4- Segue o mantra demoníaco por 30min sobre sexo fora do casamento/cachaça, e o viado vai embora. Neste mesmo dia eu fiquei pensando, o que faz uma pessoa(?) acordar cedo e fazer uma porra dessas? Acho  que ele devia estar possuído por alguma entidade daquelas que aparecem de madrugada nos programas da tv record, caso contrário, ele deveria ser  encaminhado para o inferno a fim de falar com o próprio diabo e fazer uma avaliação se tem um jeito pior de infernizar com a vida dos outros. Enfim, considerando que o mesmo ocorreria no fim-de-semana seguinte, tive de tomar minhas providências. Por questões de segurança e para manter o bom relacionamento com minha esposa, basta dizer que houve uma interrupção abrupta da programação maldita, e que talvez algumas cornetas e tapeçaria tiveram de ter sido trocadas.

Obviamente que este não foi o fim da minha odisséia contra os decibéis alheios; crianças apanhando dos pais, adolescentes sem-noção, motoqueiros em suas 125cc acelerando sem sair do lugar, brigas entre casais, vendedores ambulantes, carros com sistema de áudio mais caro que o próprio veículo, bêbados cantando, todos fazem questão de compartilhar momentos comigo. Mas eu tinha que enfatizar esta, que foi a minha única vitória contra A PRAIA...

"Nosso caráter é resultado de nossa conduta" - Aristóteles


Ilusão  3- Praia tem pessoas bonitas

Por ser homem, vou focar este tópico nas mulheres, mas primeiro um comentário sobre os homens... Não sei o motivo, mas qual é a moral do cara usar roupas justas? Ainda mais quando é um pouco mais musculoso? Se você faz isso, saiba que quem usa uma camisa branca, de tamanho menor que o aceitável com gola V atrai somente olhares homosexuais. Se você quer fazer sucesso com a mulherada arruma um jeito de parecer que tem dinheiro. Outra coisa que é desprezível nos homens na praia, são os caras gordos. Não porque o cara é gordo, até porque eu sou gordo, mas já perceberam que os caras que são muito gordos/barrigudos perdem a capacidade física de tirar a camisa e então a levantam até a altura do diafragma, deixando a parte inferior do tronco descoberta? Essa atitude acarreta numa visão terrível de uma barriga peluda com um umbigo do diâmetro de uma tampa de bueiro e ainda por cima quando senta ou se abaixa um fort knox se revela a todos que se encontram às suas costas.

Enfim, vamos ao que interessa, às mulheres. Já ouviu alguém dizendo que as mulheres se vestem melhor no inverno? Na verdade é porque no verão, em particular nas praias, elas chutam o balde. Tudo de constrangedor que é escondido pelas calças jeans e casacos, salta aos olhos na praia. Se bem que pelo menos eu nunca vi uma mulher vestindo calça saruel na praia, o que ja é um alívio... Pra quem não sabe o que é uma calça saruel, é aquela calça de madame, geralmente em tom bege ou cinza, que deixa a mulher parecendo que está com uma fralda descartável por baixo. Você ainda pode conferir esta indumentária no clip da música "can't touch this" do mc hammer.

A dica principal é que onde não é praia de surfista, só tem bagulho. Não sei bem o motivo, mas cheguei a esta conclusão. Como em frente de casa não tem ondas, seguem os tipos do sexo feminino que aparecem por lá:

A parideira:



A parideira é aquela mulher, geralmente com no máximo 30 anos, carregando consigo seus 6 filhos e ainda encontra-se grávida. A parideira é sempre acompanhada por outra parideira. O interessante é que geralmente não há um homem a acompanhando, o que me leva a conclusão que cada uma das crianças possui um pai diferente. Eu tenho uma teoria chamada Inveja Feminina Biológica (IFB). Este comportamento não é sinal de mau caratismo da mulher em questão, mas sim o resultado dos genes gritando dentro de si. Repare nas mulheres que interagem bastante entre si no seu trabalho, familia, sala de aula, etc... Os seus ciclos  menstruais são praticamente os mesmos, quando uma casa em pouco tempo as outras também casam, se uma fica grávida as outras também engravidam. Há pouco tempo eu li algo que ilustra bem esta minha teoria (definição de teoria: conhecimento de ordem especulativa), 7 parteiras e 3 funcionárias administrativas de um hospital de ashington/ Inglaterra  encontravam-se grávidas simultaneamente e outras 3 tinham tido seus bebês há poucos meses. Mais uma prova que a IFB deve ser levada a sério! Enfim, provado que a IFB realmente acontece, imagine uma casa com mãe, pai e 2 irmãs. Uma das irmãs engravida na adolescência, a outra irmã é então infectada pela IFB e arruma uma gravidez com o seu mais novo namorado, não exigindo nada dele, pois ela só quer dar vazão aos desejos de seus genes. A primeira irmã, vendo que a outra também está grávida, assim que possível engravida novamente, afinal ela não pode perder esta batalha biológica. E assim, uma e outra vai engravidando sucessivamente! Por esta razão as parideiras andam sempre em duplas ou trios, com sua prole junto e sem seus maridos/namorados/noivos por perto...

A pseudo-madame:



A pseudo-madame é aquela mulher da classe C, que acabou de comprar seu primeiro carro, um Uno 0km, "pelado", pago com uma entrada de R$3000 + 60 parcelas de R$530, e que leva 2 amigas para praia pra mostrar sua nova aquisição. Obviamente suas amigas não querem ficar para trás, e uma guerra fria é declarada. Na areia, as "amigas" disputam entre si quem é a melhor, cada uma delas contando vantagens sobre as outras. Mas esta guerra-fria vem abaixo na hora de dividir a conta do quiosque no final da tarde. A batalha para avaliar quem comeu o que, quem bebeu o que, uma diz que só provou 1 camarão da porção e que por isso não concorda em dividir com as outras o valor desse item do cardápio, outra diz que não vai dividir o valor relativo a cerveja consumida,  já que não bebeu 1 gole de álcool, a que trouxe as amigas no carro novo diz que deve ser descontado o valor referente ao combustível, etc... Assim, as 3 amigas voltam brigadas para casa, e no próximo final de semana estarão na mesma praia, com outras amigas, onde se dará a mesma situação.

A pseudo-gostosa:



A pseudo-gostosa é aquela mulher que teve a capacidade de resistir a IFB e ainda não teve filhos, o que preservou seu físico, e que ainda não possui condições de comprar seu Uno 0km, ou seja, não pode ser uma pseudo-madame, além disso, ela não é suficientemente bonita/gostosa para frequentar a praia dos surfistas. Identificá-las é bem simples, se valendo de fio-dental, sobrepeso e com no mínimo uma das seguintes tatuagens:
- tribal  no cóccix,
- borboletas e/ou flores na lateral do tórax,
- frase de sabedoria popular no pé



Obviamente as tatuagens são de péssimo gosto, parecendo aquelas feitas por presidiários. A pseudo-gostosa atrai os olhares masculinos na praia, já que a parideira e a barraqueira são geralmente o cão chupando manga, e a pseudo-madame e suas amigas estão mais  preocupadas em humilhar umas às outras.

Há ainda uma variação da pseudo-gostosa, que também possui sobrepeso, as referidas tatuagens de prisão e o biquini minúsculo, só que além disso aproveitam para clarear os pêlos dos membros com água oxigenada.
Podemos definir esta variação de Mulher-lobisomem ou mulher H2O2. Sério, o homem que tem tesão por mulher de perna cabeluda deve ter uma séria inclinação para a  homosexualidade. Para mim só tem 2 possibilidades para a mulher fazer uma cagada dessas com o próprio corpo; preguiça de se depilar ou para chamar a atenção. Nem vou falar de mal gosto porque é desnecessário e também não acredito que seja pelo estudo da química e suas reações na epiderme. Quando eu cito "para chamar a atenção" é porque é muito bizarro ir em algum lugar e ver pelos loiros sobrenadando uma pele escura, é quase hipnotizante! É como se voce visse na rua um punk com um baita moicano, é impossível desviar o olhar, é bizarro demais!

A barraqueira:



Este é o exemplar mais abundante na praia, as mulheres classificadas como "parideiras" geralmente estão inclusas nesta classificação, provavelmente porque seus filhos tem problemas auditivos (será?). A barraqueira não fala, berra, inclusive se uma barraqueira postar-se ao seu lado, certamente voce ficará com o ouvido zunindo por algumas
horas. A barraqueira não pede uma bebida, ela exige (berrando obviamente). A barraqueira não mantém um diálogo, promove uma discussão. A barraqueira não vai até os filhos para cuidar deles, fica gritando o nome do filho mais velho e manda este olhar os menores. A
barraqueira sempre reclama do preço das coisas que consumiu na praia ao fechar a conta. A barraqueira é sempre a organizadora da farofada entre familia e/ou amigos. E o pior de tudo, a barraqueira quer que o maior número de pessoas ouçam a música(?) que ela está ouvindo, e para isso se vale do que eu chamo de "caixa de pandora" (citada também no capitulo 3- Praia e economia - China e a pobreza de espirito no Brasil).

Na mitologia grega a caixa de pandora, quando aberta, liberou todos os males do mundo, a caixa não ficou vazia, um item ainda restava no fundo da caixa e este era a esperança. E o que seria a "caixa de pandora"? É aquele maldito cubo onde uma das faces possui um alto-falante e na face superior é onde se controla o volume e onde localiza-se uma porta USB para conexão de um pen drive. Obviamente, esta caixa deve custar bem pouco e deve vir ainda com o pen drive. O interessante é que eu nunca vi onde vendem este artefato maldito. Outra característica da caixa de pandora é que só quem a possui compreende as palavras que saem dela, e por último, a sua maior característica: A caixa de pandora toca sempre "músicas" terriveis, na melhor das hipóteses algum hit que passsou no faustão. Acredito que tais caixas devam ser projetadas para tocar somente os seguintes ritmos:
Pagode
Funk
Brega
Sertanejo
Música de crente

Estou dando um saco de moedas de ouro, para quem registrar uma composição de mozart ou bethoven saindo de alguma caixa de pandora. 
Acho que numa siuação dessas a caixa deve se auto-destruir em uma explosão que matará o dono da caixa e todos em um raio de 15m.

Em tempo, a esperança dentro da caixa de pandora é a sua bateria. Quando vejo uma caixa de pandora em operação eu faço um sacrifício aos deuses para que sua bateria acabe, e confesso tenho sido atendido pelas divindades algumas vezes. Valeu Zeus!!!

"Deixemos as mulheres bonitas aos homens sem imaginação." - Marcel Proust


Ilusão 4- Praia boa é praia limpa

Não vou entrar em detalhes neste item, pois este é o tema do capítulo 4- Praia e meio ambiente - Eca! Basta dizer que, assim como o povo não liga se seu bairro tem um sistema de saneamento básico descente, a maioria das pessoas não liga para a sujeira na praia, tanto as condições de banho quanto a limpeza da areia. Mas como são elas próprias as culpadas da imundície, então foda-se, tomara que todos peguem uma micose com índice de 100% de mortalidade, sério... Se bem que o surto de esquistossomose em porto de galinhas já me deixou feliz em 2011.

"O porco tornou-se sujo apenas depois de entrar em contato com o homem. Em estado selvagem, é um animal bem limpo."- Pierre Loti


Ilusão 5- Em feriados prolongados a praia fica cheia

Esta foi uma ilusão bem recebida. Acho que o pessoal lá do bairro aproveita os feriados prolongados para visitar os parentes no interior ou pra ficar em casa jogando truco, sei lá. Mas isso porque onde moro não é uma praia voltada para o turismo, onde isso ocorre é a visão do
inferno. Fico me perguntando o motivo das pessoas viajarem por horas até chegar numa praia e enfrentar as mesmas dificuldades enfrentadas no dia-dia. Congestionamento, restaurantes lotados, carros disputando quem tem o som mais potente, falta de lugar na areia, etc... Enfim, era melhor ficar jogando California Games no Master System do que ir até a praia.

"Estou cansada da rotina de me ser."- Clarice Lispector


Ilusão 6- O calçadão favorece atividades físicas

Ah, calçadão, gente correndo com fones de ouvido, cachorros passeando com seus donos, motocicletas pra lá e pra cá, o quê?! Isso mesmo, a pobreza de espírito de algumas pessoas chegou num ponto onde motos dividem o calçadão com as pessoas lá em frente de casa. Num certo final de semana deste ano a prefeitura colocou umas placas indicando que é proibida a circulação de motos no calçadão. PORRA!!! Claro que calçadão não é lugar de trafegar de moto! E não adianta colocar placas, pois se uma pessoa é babaca a tal ponto de andar de moto no calçadão você acha que este maldito vai ficar interpretando sinalizações de trânsito? Mas eu tenho uma esperança (lembram da caixa de pandora?), o trânsito de Pernambuco é muito violento e as maiores vitimas são os motoqueiros. Logo, em um futuro
próximo a curva de venda de motos 125/mês cruzará com a curva do número de acidentes com motociclistas/mês, assim, com o número de acidentados sendo maior que o número de vendas de motos, talvez a farra das motocas no calçadão seja reduzida, pois andar de moto será tão perigoso quanto fazer roleta-russa com uma pistola carregada. Enquanto esse dia não chega, vamos torcer para aqueles que andam de moto no calçadão sejam atinjidos por um caminhão tanque em chamas e queimem num cogumelo de fogo e suas almas, se ainda as possuírem, sejam encaminhadas pro inferno.

"Hoje é muito difícil não ser canalha. Todas as pressões trabalham para o nosso aviltamento pessoal e coletivo."- Nelson Rodrigues


Ilusão 7- Comidinha de praia é gostosa

Voce já almoçou no banheiro da sua casa? Não? Porquê? Você acha nojento? Então porque você come na praia? Lembre-se, os mares são o banheiro do mundo. É como se a areia da praia fosse a borda de um pinico gigante, um pinico tão grande que o outro lado da borda se
perde no horizonte. Quando Deus, Poseidon, Iemanjá, Namor ou o Aquaman criou os mares a idéia foi do cacete! Ele criou uma privada grande o suficiente para que o homem pudesse fazer suas necessidades e viver relativamente bem. Ele só não esperava que o homem fosse se reproduzir tanto, ser tão porco e ainda por cima comer na borda dessa privada.

Peixe, ostra, camarão e outras comidas advindas do mar vivem na água da privada do mundo, deve ser por isso que tanta gente seja alérgica a frutos do mar.

Outro item a ser observado é a refrigeração. Alguém acredita que aquele isopor envolto em fita adesiva mantém o alimento em uma temperatura abaixo de 10 graus celsius? Se você não vai a praia com um termômetro de contato, eu sugiro não consumir nenhum sanduíche de dentro dessas caixas de samonela. E os sorvetes? Pô, tá na cara que eles derreteram e foram
congelados novamente. Além de perderem sua geometria original e ficarem com um gosto esquisito, sorvete na praia deixa a mão toda melecada. Também não recomendo...

Já repararam que toda comida frita na praia te deixa mal instantaneamente? Enquanto a maioria dos agentes patológicos do sistema digestivo possuem um período de encubação que varia de alguns minutos a 4 horas, as frituras te derrubam no ato! Óbvio, além daquele óleo misterioso ser marrom e não amarelo como os vendidos no resto do mundo, o óleo utilizado nas praias possuem alguns quilos de elementos precipitados no fundo da frigideira. Vale citar que estes elementos precipitados são de origem desconhecida e não constam na tabela periódica. A única certeza é que esse precipitado radioativo acelera a saída do alimento do nosso corpo, sempre de forma abrupta. Além disso, você já viu a pessoa que faz a fritura dos alimentos fazer algum tipo de limpeza nos instrumentos de preparo ou lavar as mãos? Claro que não! Até porque, se ela fosse lavar a mão iria lavar onde? Na água do mar? Sendo assim, é melhor não lavar nada mesmo, deixa pra lá...

Se você ainda assim se arrisca a comer aquela porção de camarão frito na praia, dentro de pouco tempo teremos o seguinte roteiro:



1- Desesperado você terá de ir ao banheiro aliviar sua aflição digestiva
2- Os colifórmes fecais que você expelir cairão na privada
3- Quando você der a descarga a água correrá pela tubulação de esgoto
4- A tubulação de esgoto irá desaguar num riacho morto
5- A correnteza do riacho leva o fluido pútrido até o mar
6- O mar que recebe o esgoto do mundo todo é o mesmo onde vivem os camarões, parentes daqueles que estavam na porção que voce comeu na praia
7- Um barco pesqueiro captura os camarões
8- Parte dos camarões é vendido para o dono do quiosque da praia que você frequenta
9- Na semana seguinte você pede uma porção de camarão, passa mal e sai correndo pro banheiro mais próximo.

Fecha-se assim o ciclo das comidinhas praianas.

"O homem não vive para comer, ele come para viver."- Provérbio judaico


Próximo capítulo:

2- Passando o feriadão na praia - O inferno de Dante

Crônicas do TEF #3 - Praia - Introdução

Praia, ah, a praia... Local de descanso e lazer, onde as mulheres desfilam nádegas marcadas como se estivessem um longo tempo sentadas em um monte de brita, onde os "surfistas calhordas" fincam suas pranchas virgens de água salgada na areia, onde as crianças se perdem, onde os bêbados se afogam, onde os filhos dos outros jogam areia em você, moradia das micoses, banheiro do mundo. Para quem nunca foi a praia, é mais ou menos como naquelas propagandas de cerveja, a diferença é que os homens são mais babacas e as mulheres não são aquelas super-gostosas.

Enfim, talvez devido às propagandas de cerveja que projetam um mundo bem mais interessante na beira do mar, ou porque a maioria das pessoas mora longe da costa e acha que a solução para quebrar a rotina seja um passeio no litoral, a verdade é que em todo feriado ou final de semana as praias são invadidas por hostes bem mais bárbaras que os hunos. E como este tema é extenso, vou precisar separar os assuntos em alguns capítulos:

1- Morando na praia- A ilusão
2- Passando o feriadão na praia - O inferno de Dante
3- Praia e economia - China e a pobreza de espírito no Brasil
4- Praia e Meio Ambiente - Eca!
5- Praia do futuro - Como o capitalismo salvará as praias

Boa leitura...

PS: se conhecer alguém que queira receber estas crônicas, encaminhe o endereço eletrônico através do comentário.

Amizade Crônica

Conheci um ilustre amigo quando começávamos nossa vida profissional no Rio de Janeiro. Em 1999 eu trabalhava e ele estagiava numa grande multinacional americana. Ali, éramos colegas de trabalho. Nos reencontramos alguns anos depois, quando voltamos a trabalhar juntos, mas desta vez numa grande empresa nacional.

Nossa amizade se consolidou nos últimos 5 anos da mesma forma que a amizade entre nossas esposas fez com que elas normalmente, fossem confundidas como irmãs. Atualmente e infelizmente, moramos em cidades diferentes, mas este amigo nos visitou no início do ano e descobrimos um lado cronista, até então, desconhecido por nós.

É claro que suas crônicas são hilárias, principalmente quando ele está narrando, mas a partir de agora, elas serão compartilhadas com você que acompanha o blog.

Aproveite, boa leitura e divirta-se!

sábado, 5 de maio de 2012

Cão Herói no Chile



Cães são mais racionais que os humanos,  amam mais que os humanos, são mais companheiros que os humanos.
Os seres humanos são um câncer para o planeta...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães!




Vídeo da propaganda da rede de hipermercados Zaffari, do Rio Grande do Sul. Eles costumam fazer belas propagandas e esta é mais uma.

Aqui vai minha homenagem as mães de todos, mas especialmente para a minha.

Sou o que sou graças à ela! Não sou uma pessoa melhor? Porque não dei ouvidos à ela. Provavelmente não fui o melhor filho que uma mãe poderia desejar. Cometi meus erros, deixei-a preocupada, dei momento infelizes, fiz malcriação e cheguei no dia das mães com um presente como se fosse o melhor filho do mundo. Filho, deve tratar bem a sua mãe todos os dias do ano.

Provavelmente, não dei tantos abraços o quanto deveria ter dado. Não falei te amo à ela o quanto deveria, mas nunca é tarde!

Mãe, Te amo! Um abraço bem apertado e Obrigado por tudo! Te amo!

Feliz Dia das Mães!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Minha terra teve um campeão - Senna




Minha terra teve um campeão
Onde, Domingo ficávamos lá;
Os brasileiros vibravam com emoção
O resto do mundo observava com atenção.

Nossa bandeira perdeu mais uma estrela
Nossas várzeas tem menos flores
Nossos bosques perderam a vida
O Domingo não tem mais sentido

Nossa bandeira não está erguida
E o nosso hino não irá tocar

Nossa terra perdeu a alegria
No canto do sabiá


Nosso Brasil teve um herói
E ele não encontro agora

Nossa terra perdeu a alegria
No canto do sabiá


Permita Deus, que eu parta
Para desfrutar com meu herói
Que não encontro por cá
Ainda que aviste uma bandeira
Onde canta o sabiá

Waldemir, 1994.

Esta poesia foi encontrada por minha mãe guardada junto com os primeiros gibis do Senninha. Fiz apenas algumas correções para postá-la.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia e Noite



As diferenças podem ser encaradas como complementos. Uma mudança de ótica que pode resultar em muitas coisas boas!

Sabe o que você é?



Este vídeo deveria ser assistido por todos os seres humanos. Seria uma forma de entender o que realmente somos no mundo. Nos achamos muito importantes, mas na natureza, somos apenas mais um.

Uma pena nós, seres humanos, sermos tão prepotentes e considerar-nos superiores. Se fôssemos mais humildes, estaríamos mais próximos de Deus e com certeza, viveríamos melhor.

Amar ao próximo não é só amar a esposa, filhos, parentes ou amigos. É amarmos o planeta em que vivemos e todos que vivem nele!

domingo, 25 de março de 2012

sábado, 24 de março de 2012

CTG - Tradição Gaúcha no Galpão Crioulo


Esse é um dos shows tradicionais da churrascaria Galpão Crioulo em Porto Alegre.

Porto Alegre possuiu muitos CTGs - Centro de Tradição Gaúcha, que resumidamente, são locais que visam o resgate e à preservação dos costumes gaúchos, através da dança, do churrasco e esportes. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais de Porto Alegre


Vídeo Comemorativo ao 237º aniversário de Porto Alegre
Fotos por Tatiane Noviski
Música Porto Alegre é Demais

quarta-feira, 21 de março de 2012

LANCE! Opina: Uma proposta para mudar o futebol brasileiro


Não é costumeiro, mas replico neste blog a sugestão apresentada pela LANCENET neste dia 20/03/2012 em sua página na internet. Toda a autoria e seus direitos, são do LANCENET!


Disponível em http://www.lancenet.com.br/especial/novo-futebol_0_667133532.html#

Eu fiquei impressionado com a sugestão apresentada e me parece muito com os moldes de gestão da CBV, confederação brasileira de vôlei, hoje, dirigida pelo Ary Graça.

Eis o que sugeriram:


Desde a sua fundação, este LANCENET! está ao lado das boas causas do esporte, especialmente as de defesa do futebol brasileiro.

Nos últimos 14 anos, ganharam espaço em nossas páginas, e aqui encontraram sua trincheira, aqueles que ergueram bandeiras como a criação e o cumprimento do Estatuto do Torcedor, as leis de moralização e de incentivo, a profissionalização da gestão de clubes e entidades, o Campeonato Brasileiro por pontos corridos, a adequação do nosso calendário ao modelo internacional. Também tivemos de lutar contra a corrupção e os desmandos. O impeachment de Edmundo Silva, ex-presidente do Fla, e a anulação da eleição irregular de Eurico Miranda no Vasco foram frutos de matérias de denúncias publicadas no Diário.
E MAIS:

Assim como algumas vitórias foram conquistadas, resta muito por fazer.
Neste momento em que ocorre, enfim, a substituição do comando da CBF, com o término de uma era de 23 anos marcada pelo centralismo e pela falta de transparência na condução do nosso fut, o Grupo LANCE!, com a responsabilidade de ser o maior grupo multimídia especializado em esportes no Brasil, não pode se furtar ao desafio de, além de noticiar os fatos, propor caminhos e apontar novas práticas que julgamos indispensáveis ao desenvolvimento e à modernização de toda a estrutura do futebol, valorizando ainda mais o seu papel como patrimônio cultural do povo brasileiro.

A proposta que você, leitor, encontrará na página 30 (na edição desta quarta-feira do Diário LANCE!) tem o objetivo de contribuir para o debate, fornecer subsídios aos que, como nós, querem o fut brasileiro realizando sua potência, se tornando um dos mais importantes do mundo. Ou, por quê não, o mais importante do mundo.

São nove itens com foco principalmente no fortalecimento dos clubes, razão de ser do esporte, objeto da paixão que ele desperta. Medidas que visam, a partir de mudanças efetivas no modelo de governança e gestão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) – ampliando as práticas democráticas e transparentes –, garantir investimentos e ampliar as receitas do futebol assegurando competitividade aos campeonatos e peso internacional aos times.

O Grupo LANCE!, por meio de seus veículos de comunicação – o diário e os meios digitais – assume o compromisso de levar a cabo o debate dessas proposições. Não somos os donos da verdade e portanto fazemos o convite para a discussão. Não temos dúvidas, contudo, esta é a hora da reflexão. E nossas cartas estão abertas.


LANCENET! apresenta nove propostas para o futuro do futebol brasileiro! Com a saída do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que estava havia 23 anos no poder, uma nova era se inicia e a participação dos clubes será primordial para que o futebol siga o exemplo europeu. Dos estatutos da CBF à formação de uma liga nacional de clubes, conheça as sugestões do LANCE! para um debate sobre o futebol nacional:

1 - UMA NOVA GESTÃO



Mudança estatutária criando o Conselho de Administração (CA), abaixo do qual se situaria a diretoria executiva, profissional, responsável pela gestão cotidiana.

O CA, formado por brasileiros de alta reputação e compaixão pelo futebol, não tem remuneração e tem a responsabilidade de contratar e demitir a diretoria, além da condução das grandes estratégias para o crescimento do futebol do Brasil.

A eleição do próximo presidente da CBF seria a última de um só nome. Nas próximas, se candidatariam chapas, já com os nomes dos conselheiros. O número de conselheiros deve ser de 6 a 8, sendo que o presidente do CA tem o voto de desempate.

Este primeiro CA teria um mandato "Constituinte", absolutamente alinhado com necessidade de revisão dos estatutos no sentido de, democraticamente, apontar caminhos para o desenvolvimento do futebol brasileiro.

Ao contrário do sistema atual, os clubes que disputarem no ano da eleição da CBF uma das quatro séries do Campeonato Brasileiro terão direito a voto e a indicação de nomes para a composição das chapas que 
disputarem a eleição.


2 - O USO DE RECEITAS

Parcela importante da receita bruta da CBF (no mínimo 50%) passará a ser direcionada pelo seu estatuto, sem passar pelos cofres da entidade, para um FUNDO DE FOMENTO AO FUTEBOL que financie os clubes e as competições entre clubes promovidas pela CBF. O FFF teria uma forma de gestão compartilhada entre a confederação e os clubes, a ser definida em norma.

Seria tarefa deste FFF contribuir com a contrapartida que alguns clubes possam necessitar para viabilizar a construção de Centros de Treinamento, a estruturação das divisões de base e a construção ou reforma de seus estádios de modo a atender às novas exigencias legais e às demandas de conforto e segurança.

Parte dos recursos do fundo seria empregada, ainda, no pagamento integral de despesas de passagens, hospedagem e arbitragem das Terceira e Quarta Divisões do Campeonato Brasileiro, o que vai significar economia para os clubes e aumentar a competitividade dessas divisões de acesso.

A CBF estaria limitada em seus gastos de administração e operação a, no máximo, parcela de receitas que entrasse nos seus cofres, sendo vetado aos seus executivos a realização de deficit orçamentário. A entidade deve apresentar e fazer publicar, trimestralmente, o seu balanço econômico/financeiro, como o fazem as maiores empresas - inclusive no site da entidade.


3 - O PAPEL SOCIAL

Às atividades profissionais da CBF, prioritárias, deve ser agregada uma forte atuação social, usando o futebol como ferramenta de inclusão, especialmente voltada para crianças e adolescentes e de acordo com políticas nacionais de incentivo à prática esportiva. Deve também viabilizar a presença nos estádios, formando os torcedores do futuro. Será obrigação da entidade a publicação regular do balanço social, como é norma das empresas mais modernas do país.


4 - A MUDANÇA DO CALENDÁRIO

Mudança no calendário para adaptá-lo ao dos grandes eventos de clubes e seleções e ao modelo praticado na maior parte do mundo é tarefa urgente.

O aproveitamento ideal do calendário atual está comprometido por não termos as férias no meio do ano, pela realização das competições continentais (Libertadores e Pan-Americana), simultaneamente, no mesmo semestre e pela ausência de clubes importantes da Primeira Divisão na Copa do Brasil.

Além disso, o fato de que a Copa do Mundo, a Copa América e os Jogos Olímpicos serem disputados no meio do ano impõe que se paralise as competições mais importantes do país, perdendo os clubes importante período de atividade e compromentendo sua saúde econômica.

Esse novo calendário deve ter um período de pré-temporada, aliado com os países europeus, permitindo aos times brasileiros excursionarem e, com isso, propagarem suas marcas globalmente, valorizando-as, como fazem os maiores clubes do mundo. Medida que terá efeito imediato no aumento de patrocínios e estimulará o consumo de produtos brasileiros em todo o mundo.

Os estaduais e/ou regionais serão realizados no início de temporada e não poderão exceder a dez datas, livrando assim os clubes de Primeira e Segunda divisão de disputarem um excessivo número de jogos com prejuízos econômicos, fruto do desinteresse crescente dos torcedores.


5 - A FORMAÇÃO DE LIGAS

A CBF deve ter o compromisso de fomentar a criação e de atuar em harmonia com uma Liga Nacional de clubes, nos moldes dos países europeus. É a única maneira de termos no futuro os nossos clubes entre os maiores do mundo. Para tanto, o calendário e o sistema de disputa são peças essenciais, mas não suficientes para globalizar os times do Brasil.

Com a Liga, poderemos ampliar a nossa fatia nas fortunas do futebol mundial, fortalecendo as marcas dos clubes e arrecadando receitas de televisionamento e merchandising por todo o planeta. Os nossos campeonatos não são exibidos no exterior da forma como deveriam ser por que nunca foram pensados de fato para tal objetivo.

O futebol de clubes gera muito mais recursos que o de Seleções, que tem na Copa do Mundo sua maior atração, de quatro em quatro anos. A Champions League, só de TV, fatura quase o dobro que a Copa do Mundo, medindo-se períodos de quatro anos.

Somente teremos condições de manter aqui uma parcela significativa dos nossos craques se passarmos a rivalizar em importância com as competições mais bem-sucedidas do mundo e com os clubes mais fortes. Este talvez deva ser o maior gol que a CBF pode marcar num cenário de cinco anos.


6 - SEGURANÇAS NOS ESTÁDIOS

A falta de proteção e conforto é o maior entrave para o aumento de público nos estádios. A CBF deve ser a maior articuladora e cobradora da implementação das novas políticas de segurança para o torcedor, seja cobrando do Judiciário o bom funcionamento dos tribunais de rito sumário para os estádios, seja articulando nacionalmente, com reduções de custos, itens como seguro de acidentes, assistência médica nos eventos, entre outras medidas. O resultado disso será a maior presença de famílias e um verdadeiro espetáculo de entretenimento, como deve ser o futebol.


7 - NOVA ARBITRAGEM

A CBF deve trabalhar para criar a profissão de árbitro no país. Todos os que gravitam no futebol são profissionais, hoje em dia, menos os árbitros. Devem-se ampliar os investimentos na capacitação desses profissionais. Há de se garantir, ainda, a plena independência da comissão de arbitragem da entidade, submetendo o seu dirigente à aprovação do Conselho de Administração e criando mecanismos, que impeçam formas de pressão e garantam a lisura do processo.


8 - A JUSTIÇA DESPORTIVA

A Justiça Desportiva deve ser um braço do Judiciário Federal, remunerada em orçamento, e autonôma em relação às Federações e Confederações.


9 - COMBATE À PIRATARIA

A CBF deve ter o compromisso prioritário de combater a pirataria dos produtos oficiais dos clubes, por meio de gestão política para se estabelecer convênios com a Secretaria da Receita Federal e com o Confaz visando a um aumento da arrecadação dos Estados e da União. Poderia se estabelecer um percentual de contribuição dos clubes/fabricantes para programas sociais, assim gerando um incentivo a mais para a compra de produtos oficiais.


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/novo-futebol_0_667133532.html#ixzz1pijIrrsF © 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!